Flórida's Food

* Por Morillo Carvalho

Tenho um ano de defasagem para escrever sobre o que comi quando fui à Zoropa. Para não cometer o mesmo erro, vou logo postando sobre as experiências gastronômicas que tive em Kissimmee e Orlando, na Flórida, em minha última viagem (entre 09 e 16 de setembro passado).

Não. Eu não comi golfinhos, nem a carne deles...
A gastronomia americana é conhecida de todos por duas características: a cultura do fast-food e a cultura do exagero. A bem da verdade é que qualquer impressão é menor do que a realidade. Embora tivesse todo o preparo psicológico para altas porções de açúcar, sódio e substâncias capazes de entupir as maiores artérias, a realidade é assustadora.

Justiça seja feita, é hiper possível comer bem e de forma saudável lá. O fato é que o que tudo indica é que a população tem preguiça não tá muito a fim disso. Eu, como estrangeiro, brasileiro e fã da dieta do engordiet, resolvi me jogar na caloria. Não teria nem como ser diferente: o cicerone da viagem foi o meu irmão, que mora lá. Ele foi o responsável por cada milímetro cúbico de gordura que ganhei no meu sistema circulatório. A ele, o meu muito obrigado. Hehehehe.



O primeiro lugar que fomos foi, de cara, uma experiência gastronômica incrível. Um restaurante italiano no maior shopping de Orlando, o Flórida Mall. Até desconfiei por ser restaurante de shopping, mas ledo preconceito ridículo.


O restaurante Buca di Beppo é charmoso e aconchegante. E o toque sensacional da experiência foi que há uma mesa DENTRO da cozinha, e ele conseguiu reservá-la para nós.


Resultado: sensacional ver os caras preparando tudo, enquanto você mesmo vira atração turística, já que todo mundo que chegava lá, ia visitar a cozinha e nós tínhamos de cumprimentar a todos de boca cheia.

 

Quem aparece na foto são minha mãe e meu irmão. São coadjuvantes. Repare nos pratos: ele pediu um Talharim ao Alfredo (na prática, um molho branco bem simples: creme de leite, parmesão, manteiga e pimenta do reino - sensacional!!!), eu e minha irmã uma Parmegiana, e minha mãe, uma lasanha à bolonhesa. Pra harmonizar essa parmegiana, uma cervejinha Peroni italiana (que conheci na Itália, ano passado, e minha irmã adorou). Detalhes: tudo enoorme. Nem parece tão enorme na foto, mas juro que esse prato de macarrão tem uns 60 cm de diâmetro. E a porção era a pequena... Saimos rolando. Próxima.


Café da manhã no Starbucks do Universal City Walk. WTF? Starbucks é uma rede de cafeterias que já chegou ao Brasil, mas não a Brasília. Estávamos aí no parque da Universal, numa área antes da entrada propriamente dita, que é como se fosse o nosso Pontão, cheio de restautantes e cafés. Voltando à comida, o Starbucks serve um café horroroso aos nossos padrões, pois americano ama o chafé - 80% água, 20% café preto ralo. Mas serve um cookie sensacional e sucos bem bons, como os que minha irmã segura. O suco é de frutas vermelhas, com amoras e framboesas inteiras. O cookie é típico americano: gordinho, fofinho e macio, não crocante. Next.


Essa é a Ihop - International House of Pancakes. Sim, em outra manhã, comemos panquecas americanas. Sabe aquelas, de filme, bem redondinhas, que empilham uma em cima da outra e tascam cobertura de caramelo? Pois é, fomos comer. O conceito de panqueca deles é bem diferente do nosso...

foto da internet

A massa é gordinha, bem macia e doce. Os discos de cada panqueca são perfeitamente iguais uns aos outros. O sabor lembra o nosso bolinho de chuva. Aquilo, com chantily e cobertura de amora, é sensacional. Next.


Aí, o Planet Hollywood. Foi o local mais perto da Disney que eu visitei - aliás, a Disney fica em Kissimmee, e não em Orlando, viu? É um restaurante sensacional, em forma de globo, em Downtown Disney. Todo decorado com motivos hollywoodianos, o Fusca que você vê ao fundo é um Herbie igual ao do filme. Sim, é um carro de verdade, pendurado no teto do restaurante. São três andares, e há toda espécie de artigos dos filmes de lá. Pedi, pra variar, um chopp. Me veio num copão com a logo do restaurante. Lá tem uma promoção: pede um chopp, ganha um copão daquele. Tem como não amar?


Aí está a lasanha que comi no Planet Hollywood. Me lembrou um rondele, só que empanado. Delícia. Uma camada de massa, outra de ricota com sálvia, outra camada de massa, outra de carne moída ao molho branco com queijo e pimenta do reino. Outra camada de massa, enrola tudo, empana, frita, posiciona como se fosse uma flor num prato já preparado com molho bolonhesa, e um abraço. Vou tentar reproduzir em casa.

E o que tenho de fotos para contar a estada por lá é isso. Mas aqui deixo umas dicas legais de locais que fomos, vimos, comemos, e eu adorei:

- Taco Bell: um restaurante fast-food mexicano. Comi duas vezes lá. O que experimentei foi um burrito levemente apimentado com molho de queijo e iogurte e batatas assadas em cubos.

Eis o Baconator do Wendy's
- Wendy's: é uma lanchonete tipo Mc Donalds e Burger King. Só que gostei muito mais. Mais bem servido, e aquele bacon sequinho e enorme que só americano mesmo sabe fazer - o nome do sanduba tradicional da casa é Baconator.

- Denny's: um típico restaurante americano. Esse eu adorei demais. Sabe aquelas lanchonetes de filme americano, com um baita balcão cheio de banquetas, mesas encostadas na parede da janela e mesas normais? É o Denny's.
foto do Denny's
Comi um excepcional T-Bone tenro e suculento, acompanhado de um prato bem típico de lá que eu gamei: o Macarroni and Cheese. Logo, macarrão ao molho de queijo. Mas é um queijo suave e bem cremoso. Ah, e eu queria uma cerva, mas lá não tem.


- Wallmart: hahahahaha. Eu não comi no Wallmart. Só que, além de atração turística imperdível nos EUA, lá você encontra toda espécie de doces a preços bacanudos. Vale a pena ir à padaria do hipermercado: dá vontade de comer uma provinha de cada item.

Comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Morillo, não tinha visto esse post ainda! Vou aproveitar essas dicas. E confesso que achei o Dennys sensacional quando comi lá da última vez! :)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Salivou? Ficou curioso? Já comeu?
Deixe seu recado aí...