O melhor crepe do mundo é o crepe da Carol

*Por Maria Carolina (*)

Crepe é massa e pronto! Nos dois sentidos.

Bobagem quem acha que o recheio é o que faz o sabor. Quem pega uma receita de panqueca, frita a massa e acha que está fazendo crepe, então, me irrita profundamente.

Então já deixo a dica: o mais importante da receita é respeitar o tempo da massa.






A Carol diz que a massa tem que ser bem batida e ficar assim, cheia de bolhas. Isso é o que faz o crepe ficar crocante. Ela também aconselha a não derramar a massa sobre o computador branco.



No mais, vale tudo. Até na França tem crepe dos mais variados sabores que harmoniza com todo tipo de bebida. Então por que você não pode fazer?

Esta receita a Babi Renault me passou há anos. Era de uma amiga também. Aperfeiçoei e apelidei humildemente de “o melhor crepe do mundo”.

Vamos lá:

Massa (vale tanto para doce ou salgado)

Misture no liquidificador:

-2 copos e 1/2 de leite
-2 copos de farinha de trigo

Bata por 6 minutos seguidos

Acrescente à massa

-2 ovos
-1 colher de essência de baunilha
-1 colher de sopa de sal
-1 colher de óleo

Bata tudo no liquidificador por mais 4 minutos (no mínimo)

Deixe a massa descansar por pelo menos 40 minutos




Na frigideira, fritando! Não se importe com a forma, mas com o conteúdo!




Preparação
Você pode montar o crepe em qualquer frigideira teflon. A da minha casa é funda, um pouco inapropriada, mas faço mesmo assim.

-Unte um guardanapo com uma quantidade mínima de manteiga e espalhe na frigideira.

-No fogo alto, esquente a frigideira

-Com uma concha, dose a quantidade de massa que vai usar e espalhe, rodeando a frigideira, a massa por todo o círculo da vasilha. Como eu prefiro crepes mais finos, coloco pouca massa.

-Espere a massa dourar. Com uma espátula, vire a massa para que o outro lado da “panqueca” também doure.

-Coloque o recheio no canto inferior do círculo.

-Dobre o crepe.






A Carol disse no e-mail que a foto é ruim, mas o crepe estava bom. A gente só acredita se provar.



Recheio

Como disse, acho que vale (quase) tudo. “Quase” porque esses dias um tio meu me veio com catchup... Enquanto em São Paulo o combatem na pizza fui obrigada a banir o molhinho na minha casa.

Mas bem,

Doce: o meu preferido é o clássico morango com chocolate. Se estiver com preguiça de derreter o chocolate ao leite, compre Nutella. E corte os morangos em rodelas para ficar mais fácil de montar. Minha sobrinha adora o de banana com canela. Nesse caso, uma alternativa é fazer uma calda com açúcar antes de rechear.

Salgado: o sucesso lá de casa é o de quatro queijos. Até o forte parmesão ralado pode entrar na mistura. Gosto de presunto com catupiry também, além do brasileiro frango com catupiry.






(*)Maria Carolina é jornalista e adora (prometer) fazer crepe para os amigos, mesmo que nem sempre tenha tempo para pagar a dívida. Essa receita, inclusive, não foi provada pelo blog. Apesar de ter certeza que o gostinho especial vem da panela velha da avó, que ela sempre rouba para cozinhar, acredita ter um dom para preparar a iguaria.


Comentários

  1. Kkkkkkk, adorei a descrição. Por mim, já podemos fazer o crepe na minha casa nova, mas assim que o sofá chegar. E bem, adorei o "não se importe com a forma e sim com o conteúdo".

    ResponderExcluir
  2. Fiquei com vontade...

    (ganharam uma nova leitora! Adorei o blog.)

    ResponderExcluir
  3. adorei o blog e a receita do crepe ^^

    ResponderExcluir
  4. Gostei da receita! Vou tentar fazer. Na foto parece bem crocante, como eu gosto. Detesto crepe com massa mole, realmente parece panqueca...kkkk

    ResponderExcluir
  5. Ola gostaria de saber se sao 2 copos e meio de leite ou 2 xicarase a farinha sao 2 copos normais ou xicaras?

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fabrícia. São 150 ml. Quer dizer, você pode usar um copo americano ou uma xícara em que a medida seja de 150 ml.

      Excluir
  7. Acredito q seja uma colher de café de sal.

    ResponderExcluir
  8. A colher de essência é de scha, café ou sopa

    ResponderExcluir
  9. acabei ousando e derramei no computador, mas como ele é cinza acho q n tem problema ne

    ResponderExcluir
  10. Essa receita dá para quantos mais ou menos? Pode guardar na geladeira?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Salivou? Ficou curioso? Já comeu?
Deixe seu recado aí...