#FicaEmCasa e faça seu próprio iogurte!

Essa receita é das coisas mais ridículas de fáceis que existem na face da Terra. E garante essa quantidade bizonha de iogurtes, que nesta foto estão acompanhados por outras coisas que eu mesmo fiz: compota de frutas, geleia de mirtilo e pão caseiro (bem mais bonito que o da postagem anterior). Minha admiração pela obra tá tamanha que tô quase sem conseguir consumir, para poder continuar apreciando.


É pra nunca mais faltar iogurte em casa, depois dessa. E, assim, nunca mais faltar bolo, pão e tudo o mais que se pode fazer na vida com iogurte. Tomei meu primeiro potinho, o menorzinho, com mel e essas frutas em compota e foi das melhores coisas dessa quarentena.

Ingredientes


- 1 pote de iogurte natural, integral e sem açucar*
- 1 litro de leite, de preferência tipo A (mas usei o UHT mesmo e deu bom do mesmo jeito)

Modo de Preparo


- Taca na vitrolinha um Exaltasamba, "Deixa Acontecer Naturalmente". Não, não é porque não quero ver você chorar, você já vai entender o motivo dessa soundtrack. E tô muito me achando por estar usando uma expressão em inglês.
- Tira o iogurte da geladeira e deixa ele em temperatura ambiente
- Liga o forno a 240 graus (e deixa assim por pelo menos 15 minutos)
- Taca o leite numa panela. Não é pra ele ferver, é pra ele esquentar: é quando dão poucas bolhas. Se tiver um termômetro culinário, melhor: quando medir 90 graus, desliga o fogo.
- Taca o leite numa tijela, até ele atingir 45 graus (então de vez em quando vai lá e mexe ele, isso faz ele esfriar um pouco). Ou, até quando cê puder meter o dedo nele e não se queimar se segurar um pouquinho.
- ÓBVIO, não é pra se queimar antes. E desliga o forno.
- Daí, abre o iogurte, taca numa tigela, pega uma concha do leite morno e mistura com o iogurte. Não pode quente porque mata os lactobacilos que transformam leite em iogurte
- Pega essa mistura morna de leite com iogurte e taca na tigela onde ficou o resto do leite. Misture. Daí leva essa tigela embrulhada em papel filme e em uma toalha (sim, uma toalha sua, ou uma coberta, algo que deixe essa tigela quentinha pra que o leite e o iogurte se misturem e se transformem numa coisa só.
- Vai dormir. É pra ficar assim por 12 horas. Depois dessas 12, é só tacar na geladeira e, depois de duas horas, pode tomar o iogurte como quiser.
- Você pode, ao invés de usar um tigelão pra fazer um tantão de iogurte, distribuir em potinhos como eu fiz, antes de levar pro forno e deixar a mágica acontecer. Naturalmente. Sacou?

Em breve taco aqui a receita de geleias, pra misturar no iogurte e tomar. Ou da compota. Ou só mete um pouco de mel e manda ver. Sem açúcar, iogurte é ruim demais, minha Nossa Senhora da Aparecida... Mas enfim, né... Gosto é que nem rabicó.

Divirta-se!


*AH, ANTES QUE EU ME ESQUEÇA: sim, para fazer iogurte, é preciso iogurte. É trash, mas é assim. Daí, deixa um desses potinhos pra fazer mais. E depois mais. E assim, nunca mais faltará iogurte na sua vida. E se quiser ele grego, é só deixar o conteúdo de um potinho numa peneira com uma trama (aka um paninho ), sobre um copo (tipo por uma noite, e pode deixar isso rolando na geladeira que dá igual). Todo o líquido do iogurte vai descer, e o "sólido" é o grego. Tão fácil que chega a ser ridículo.




Comentários