A parte boa da carne de porco

*Por Morillo Carvalho

Eu não faço o menor gênero "curto me alimentar de forma saudável", mas tô tentando. Gosto de comida pesada, temperada, saborosa e gordurosa. Não tente me convencer que sua dieta vegana é mais gostosa que a minha dieta de excessos, por exemplo.

Mas eu tô tentando...

E descobrindo que se alimentar de forma mais saudável não precisa ser sinônimo de comida insossa e sem graça. Nem de enormes sacrifícios. Essa idéia de comer melhor é pra cuidar bem do toucinho que se forma na minha região do pânceps, que é marinado no molho de cerveja.

Eu queria mesmo era montar uma espécie de "Clube dos Anjos", como o formidável de Luís Fernando Veríssimo, do livro homônimo que ele escreveu para compor a coleção "Sete Pecados" - obviamente essa edição é a do pecado da gula.

Mas não dá. Então, na busca por alternativas para continuar comendo bem, sem exagerar do jeito que eu gosto, eu descobri que tem carne de porco que é saudável. Imagina só, eu que só conseguia me lembrar das aulas de ciências e dos ensinamentos bíblicos do Velho Testamento condenando essa carne, que é a mais saborosa de todas (fato), por ser impura, e blablablá.

Pois é. Navegando na net, descobri que uma fatia de 100 gramas de bisteca de porco (crua) tem 8 gramas de gordura, enquanto a mesma quantidade de coxa de frango com pele (crua) leva 9,8 gramas. Só um exemplo. E o lombo de porco é considerado uma dessas "carnes de porco magras".

Eu bem curto lombo, mas a reclamação mais comum do mundo é que é uma carne meio seca. Pois então. Tô eu lá, no alto da minha riqueza, dando uma voltinha pelo Lago Paranoá (dica: R$40 um passeio de umas duas horas, open bar e open food, pela Barca Brasília), e nos servem lombinho ao molho de chutney de abacaxi e anis estrelado. Só incrível.

Daí que eu resolvi fazer. E ficou ótimo! Como a foto que eu tirei não condiz com a realidade do prato -e, cá entre nosotros, bom de montagem de pratos é o Paulinho, não eu -, então busquei outra na net. É mais ou menos isso:



Bom, a receita.

- Um lombinho (você encontra embalado e temperado no mercado).
- Cebola, alecrim, alho e sal, pimenta do reino, tomilho e o que mais gostar.
- Um copo e meio de vinho branco
- Suco de um limão.

Preparo:

- Dê um banho no seu lombinho para desgrudar o tempero pronto (é sempre, ou quase, horrível).
- Faça uma MARINADA (termos culinários, explico no rodapé) com o vinho e os temperos + o limão.
- Deixe o lombo nessa marinada por, pelo menos, três horas. Vire de vez em quando.
- Coloque no forno a carne com a marinada, em fogo médio-alto, pré-aquecido por 40 minutos.
- Deixe o lombo 40 minutos no forno, tomando o cuidado de jogar um pouco do molho em cima do lombo de vez em quando para não secar. E vire a carne para assar inteira.

Tá pronto! Corte em fatias para servir.

Mas falta o chutney de abacaxi. Não deixe para fazê-lo depois de preparar o lombo, ou vai gastar o dobro do tempo na cozinha enquanto seus amigos estarão na sala, com sua esposa, tomando uma cerveja gelada e se divertindo e você, se estressando - conhecimento de causa, hehe.

Ah, faltou falar sobre o quê caralhos é um chutney. É um prato indiano, de sabor agridoce, que dá um tempero sensacional em qualquer carne. É, basicamente, uma geléia salgada. E o preparo demora o tempo de forno do lombo. Ou seja, faça-o enquanto você faz o lombo!

- Um abacaxi maduro, cortado em cubos. Serve o enlatado, só retire do caldo e pique.
- Uma cebola média picada
- Um copo de vinagre
- Uma colher de gengibre fresco ralado
- 3/4 xícara de açúcar mascavo
- 1/2 de açúcar refinado
- Suco de um limão grande
- Sal, o quanto baste
- Pimenta do reino, curry e alho (um pouco)
- 1/2 xícara de passas (prefiro as amarelas nessa receita).

Preparo:

- Derreta duas colheres de manteiga numa panela e frite a cebola, o alho, o gengibre, e mexa uns minutos
- Jogue os demais ingredientes, misture bem. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por 35 minutos, com a tampa deixando um espaço pra saída do vapor.
- No caso dessa receita, acrescente um ou dois anis estrelados no final do cozimento.
- Ao ganhar consistência de geléia, estará pronto.
- Por fim, taca esse chutney em cima do lombo e coma como um porco gordo, que é bom demais.

Glossário:
MARINADA - quase toda carne branca precisa ser pré-temperada, ou fica insossa e seca. Então a marinada é esse "molho de temperos" que você prepara e deixa a carne sendo banhada nela, por horas. Eu prefiro sempre usar a base de vinho branco, mas muita gente usa vinagre. Quando eu uso vinagre, uso o de maçã, que é mais suave e incolor. Quanto mais tempo você deixar a carne lá, mais sabor ela ganha. No caso do lombo, é bom furá-lo, todo, para o tempero adentrar na carne.

Comentários

  1. Nati Moura (sabe quem é né? Né)2 de maio de 2011 às 17:31

    Maaaaaaaaaaaaaaata de rir.
    MoChato, o que foi "pra cuidar bem do toucinho que se forma na minha região do pânceps, que é marinado no molho de cerveja"?????

    Ai. Quase morri de vergonha aqui no trabalho com aqueeele ataque de riso que você conhece, bem na frente dos Poderosos Chefões.

    E se eu perdesse o emprego, vc ia ter que se virar pra que eu não morresse de fome.

    Queria só parabenizar vc, o Paulo (que eu ainda não conheço??) e a Natália (que sempre aparece como sujeito oculto nos textos do Paulo ehueheue), pelo blog.

    Amo qualquer coisa que você escreve.

    Puta saudade!

    Beijo na moça e no mocinho.

    Amo pra sempre,
    Nati.

    ResponderExcluir
  2. Me virar pra você não morrer de fome não ia ser o problema, fia! Comida é só o que tenho gostado muito de fazer ultimamente!! hauuahuahuahau.

    Obrigado pelos parabéns. Paulinho, esta é a Natália - não a sua. Apresente-se a ela! Ela é das melhores amigas que alguém pode ter. Amo demais essa menina.

    Nah, vou colocar aqui uma receita de palha italiana em sua homenagem. Aguarde!

    Beijão! Saudades!

    ResponderExcluir
  3. Opa.
    Palha italiana é com a gente mesmo.
    Não esqueça do "toque" de canela no brigadeiro. ;)

    Oi Paulinho. ö/
    Dá oi também pra xará.. :)

    Beijos, povo.

    MoChato,
    te vejo no niver da Vivis, néééah?
    Num vai furar hein!

    Amo!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Salivou? Ficou curioso? Já comeu?
Deixe seu recado aí...