Festival Brasil Sabor: o que comi

*Por Paulo Mesquita
(Fotos: Daniel Mira)

O Festival Brasil Sabor acabou no domingo, 29/05, e vou contar pra vocês um pouco do que vi, onde fui e o que comi (que brega!).

A ideia do Brasil Sabor é que os restaurantes participantes ofereçam um prato exclusivo e inédito por preços fixos. Em 2011 tínhamos pratos de R$ 23, R$ 33 e R$ 43 em 87 diferentes casas participantes e 110 endereços. A expectativa da Abrasel, promotora do evento, era vender 45 mil pratos e gerar R$ 1 milhão de renda direta. Até a terceira semana já tinham sido vendidos 30 mil pratos. Acho que conseguiram vender os outros 15 mil no tempo restante.

Eu fui a 5 casas participantes, gostei de todas, e conto para vocês:

1 – Glow Lounge – Filé ao funghi com penne ao molho de limão siciliano (Filé Mignon ao molho de shitake, shimeji e champignon de Paris (creme de leite fresco, vinho branco, alecrim, tomilho, limão siciliano). Acompanha: penne ao molho de limão Siciliano) – R$ 23,00



Muito bom. No dia que fui, não sei se pela forte saída ou pela casa ainda ser muito nova e estar se adaptando, meu pedido veio com penne, como diz a receita do prato, mas o dos colegas que se sentaram à mesa comigo veio macarrão parafuso. Enfim, isso não é algo que desabone o sabor e apresentação, mas me chamou a atenção. De resto, estava tudo muito gostoso. O filé macio, alto e o sabor do limão siciliano no macarrão marcou o contraste com o molho funghi da carne. Mas o prato que me foi servido não estava bonitinho como o da foto. Nem tinha brócolis.

Ponto forte: O preço super em conta. Somado à cerveja que bebi, não paguei nem 30 pilas na conta final, já contando os 10%
Ponto fraco: Nada me incomodou lá

2 – Croissanterie – Pescada Sésamo (Filé de pescada amarela com crosta de mix de gergelim, acompanhado de purê de banana-da-terra) – R$ 33,00



Excelente! Esse purê de banana-da-terra é sensacional. A crosta de gergelim sobre a pescada estava bem crocante, mas o peixe praticamente derretia no garfo. Ainda veio uma saladinha (bem “inha”) pra acompanhar. Lá, segui a sugestão e tomei uma bohemia pra harmonizar. Mas, sinceramente, cerveja pra mim é sempre bom, então nem sei se fez tanta diferença.

Ponto forte: O purê de banana
Ponto fraco: a casa é pequena, não estava cheia, mas o atendimento foi demorado. Não entendi o por quê

3 – EL Paso Latino – Duo de Ceviches (Ceviche de camarões empanados em panko e ceviche de robalo em "Salsa de três ajis". Acompanha causa peruana de salpicão e bolinho de mandioca à "La Huancaina”) – R$ 33,00



Eu sou muito suspeito pra falar do El Paso porque é um dos (se não for O) meus restaurantes favoritos na cidade. O ceviche de robalo é simplesmente sensacional e, se eu pudesse, comeria toda semana. Mas nunca tinha experimentado o ceviche de camarões. Gostei muito. Ele lembra um pouco aquele camarão empanado tradicional, mas o panko (uma farinha de rosca japonesa) dá um tchan mais crocante para o prato.
Os acompanhamentos são meros enfeites para a iguaria. Eu, particularmente, não gosto da causa peruana. Já o bolinho à la huancaina é bem gostoso. Tudo isso acompanhado de margueritas e mojitos faz bem demais à alma!

Ponto forte: Destaco o ceviche de camarão por ter sido novidade
Ponto fraco: Nenhum

4 – Bier Fass – Escalopinho de Cordeiro (Três escalopes de lombo de cordeiro grelhados ao molho barbecue e servido com arroz de amêndoas e purê de maçã) – R$ 33,00



Eu ADORO cordeiro e esse prato era razoável. O problema dele é que o molho de barbecue já é adocicado e o purê de maçã também era. Então ficou meio doce. Ao contrário da Pescada da Croissanterie que contrastava o salgado do peixe com gergelim e o purê de banana, aqui não tivemos o contraste. Não fosse o arroz, o prato poderia ser uma sobremesa (exagerado!). Mas, separadamente, tudo era muito bom. E no fim, foi assim que comi: cordeiro com arroz e depois só o purê.

Ponto forte: o cordeiro
Ponto fraco: achei o prato mirrado, pouquinho

5 – Dona Lenha – Conchiglione Di Agnello (Conchiglione ao forno, recheado com ragu de cordeiro, pistaches e muçarela de búfala) – R$ 33,00



DELÍCIA! Foi aos 44 do segundo tempo, no almoço de domingo, último dia do festival que experimentei o Conchiglione e ele ficou como último e melhor prato dos que provei. Cada “cochiglione” (que é uma concha de massa) vinha muito bem recheado pelo ragu de cordeiro e pela muçarela de búfala. Por fora/cima um molho de tomate caseiro bem saboroso e os pistaches salpicando tudo. Sério, me apaixonei. Ainda tomei um chopinho Heineken pra ficar melhor.

Ponto forte: o prato todo
Ponto fraco: Nenhum

Descobri hoje que lá no site do festival (www.brasilsabor.com.br) tem como você ver as receitas dos pratos. Quem sabe não rola de fazer uma em casa?

Comentários

  1. Meu voto vai para o ceviche! :)

    ResponderExcluir
  2. Paulo, que bom que você gostou do nosso prato do Festival Brasil Sabor! A ideia é sempre levar menus diferenciados aos nossos clientes nessas oportunidades. Ter feedbacks como o seu é sempre muito motivador.

    Abraços,
    Rafael Benevides
    Sócio-proprietário do Restaurante Dona Lenha

    ResponderExcluir
  3. o Mira arrasou na fotografia de alimentos


    Gabriel Freitas
    http://www.flickr.com/photos/gcostafreitas

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Salivou? Ficou curioso? Já comeu?
Deixe seu recado aí...