Quem não gosta de arroz?

*Por Morillo Carvalho

Tá no nosso paladar, não tem jeito: comida tem que ter arroz. O Paulinho, que é um fera em montagem de pratos, sempre serve o arroz montado redondinho no prato, o que dá um tchans legal. Eu nunca fiz, mas com as dicas dele, vou passar a fazer.

O fato é que: branco, à grega, à piamontese, carbonara (sim!), ao forno ou como risoto, é difícil dispensar essa porção de carboidrato no prato nosso de cada dia. Eu curto variar. Sempre que o arroz tem algo diferente no meio, opto por esse ao branco.

Esse arroz que vou ensinar, por exemplo, vira destaque no prato e dá pra comer só ele, se quiser. Se chama arroz à cerveja loura, com salsichão. Curte:

- Três xícaras de arroz
- Duas xícaras de cerveja loura (dá uma lata e meia, uso Skol)
- Quatro xícaras de água quente, com caldo de carne derretido (um tablete e meio)
- Um salsichão e meio picado.

Refogue o arroz e o salsichão picado em azeite (uso três colheres) com tempero alho e sal (uso pouco, pois o caldo de carne é bem salgado). Quando o arroz todo estiver brilhando com o azeite, jogue a porção de cerveja loura e a água fervendo com o caldo já derretido. Misture um pouco, abaixe o fogo (deixe no mínimo), tampe a panela, deixando uma saída pequena para o vapor, e cronometre 20 minutos - ou um pouco mais, pois a cerveja pode atrasar o cozimento.

O importante é estar praticamente seco. Desligue o fogo e deixe o cozimento completar com a panela totalmente tampada, por mais uns cinco minutos. O arroz ficará amarelinho e um pouco suculento. O sabor, delícia. Você pode servir com um bife, farofa e batatas assadas - se nao tiver lá grandes preocupações em acrescentar carboidrato na dieta.

Comentários

  1. esse negócio deve ficar bom que só... acho que vou experimentar amanhã. Dá para fazer sem o caldo de carne?

    ResponderExcluir
  2. Lilian, acho que deve amargar sem o caldo de carne... O caldo quebra o amargo da cerveja, entende? Bom, tente com uma porção menor pra ver se dá certo... Se der, conte-nos! =)

    ResponderExcluir
  3. Úma dúvida: o que fazer com a meia lata de cerveja que vai sobrar? hihihi
    Boa, vou fazer no findo. abs
    Jansem

    ResponderExcluir
  4. afff, querido. Um pote de mostarda da boa...de Dijon pra cima... E eu não quero nem que Deus me ajude.
    adoguei!
    beijos

    ResponderExcluir
  5. Bom pra mim nem deu àgua na boca porque não gosto de arroz e faz mais de 38 anos que não como e nunca senti falta alguma

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Salivou? Ficou curioso? Já comeu?
Deixe seu recado aí...