Bife à rolê da Cíntia

*Por Morillo Carvalho

Quando publicamos algo por aqui, temos propriedade pra falar: ou nós fizemos, ou nós comemos e recomendamos. Ainda não havíamos publicado uma receita que não foi feita por nós, porém. Como tudo na vida tem começo, aqui vai uma receita que não é minha, mas de minha esposa, a Cíntia.

Coisas enroladas costumam fazer sucesso. Que o diga a gola rolê, ou o rocambole, ou as mulheres - que, de modo geral, são beeem enroladas pra sair de casa (brincadeira, meninas!). Com o bife, não é diferente. Essa iguaria deliciosa é de autoria da minha querida, e deveras conhecida dos tempos de outrora. E como é fácil fazer... Antes de qualquer coisa, dá uma olhadela:






Pois é, comidinha comfort food pra animar o dia. Vamos à receita:

- Bifes de coxão mole ou alcatra (quantos quiser)
- Três pimentões: um verde, um amarelo e um vermelho
- Uma cebola média (ou meia grande) e alho (um ou dois dentes)
- Extrato de tomate
- Fatias de bacon
- Duas cenouras grandes
- Sal à gosto, pimenta do reino à gosto (caso goste)
- Palitos de dente suficientes para todos os bifes (três pra cada!)

Primeiro você tempera a carne com sal e pimenta do reino e sela. Reserve.

Corte as cenouras à julienne. Hã, WTF? Significa cortar em palitinhos. Nesse site tem umas dicas sobre o corte de legumes (só coloquei o nome culinário a título de curiosidade e pra tirar uma onda de que eu sei). O corte em cubinhos é chamado de brunoise.

Por sobre os bifes, espalhe tiras de bacon (duas por bife, ou vai ficar salgado que você não vai aguentar), e as cenouras (uns dois palitos de cenoura tá bom). Enrole cada bife, fechando as pontas pra não despejar o recheio. Enrolados, espete três palitos neles: um em cada ponta, outro no meio.

Numa panela de pressão, doure a cebola (bem picadinha) em azeite ou óleo de soja. Em seguida, coloque os pimentões em pedacinhos pequenos (afinal, quem gosta de MASTIGAR um pimentão pode ganhar o título de Highlander).

Frite os bifes. A carne vai soltar uma água, então deixe eles "cozinharem" nessa água até secar. Secando, acrescente o extrato de tomate, um pouco de açúcar pra corrigir a acidez (é só ir experimentando), e água, até cobrir os bifes todos. Misture. Tampe a panela de pressão em fogo alto, até pegar pressão. Pegando, conte 15 minutos. Ao abrir, verifique se a carne está macia. Se não estiver, deixe mais uns cinco a 10 minutos lá.

Sugiro que sirva com arroz branco e batata palha, ou farofinha do Morillo. Harmoniza com Coca-Cola.

Comentários

  1. Mas vale dizer que a receita não é sua, mas você comeu e aprovou, né?

    ResponderExcluir
  2. Nossa Morilo, porque tem que cozinhar tanto, já que essa carne nem é tão dura assim?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Salivou? Ficou curioso? Já comeu?
Deixe seu recado aí...