Macarrão: frito?

*Por Morillo Carvalho

Uma pesquisa mundial mostrou que o prato mais pedido no globo terrestre tem um nome só: massa. O dado é de pesquisa da ONG Oxfam, que entrevistou 16 mil pessoas ao redor do mundo perguntando o que as pessoas mais gostam de comer. Somos bem fãs de massa, já mostramos aqui como fazer macarronada, ou melhor, macarrão de panela de pressão e tudo. E se macarrão é tão bom e fritura é tão bom também, imagina só juntar as duas coisas?

Pois é, essa receita já foi testada e aprovada na minha casa algumas vezes e eu garanto: é uma delícia. Apresento-lhes, nobres amigos, a receita de macarrão frito que é sucesso!

Eis o macarrão frito empanado, com bife de alcatra
É, parece um "bolinho de macarrão". Na prática, é mesmo. Em seguida, ensino a fazer esses deliciosos bifinhos de alcatra. É um bife de panela sensacional que eu aprendi, no molho de duas cervejas.

Primeiro, o macarrão:

- Cozinhe o macarrão em água quente, com sal e um fio de azeite (prefiro ao óleo de soja). Use o talharim, ou o que vem em "ninhos" - esse é o que eu uso, eu cozinho quatro ninhos daqueles. Reserve.
- Faça um molho bechamel (branco). É simples. São quatro colheres de manteiga sem sal. Derreta, sem ferver (ou seja, no fogo baixo). Acrescente quatro colheres de farinha de trigo e mexa para formar uma pastinha. Faça rápido, para não queimar o trigo e ficar amarelão. Acrescente duas xícaras de leite e mexa muito bem, até engrossar. Ele ganha o aspecto de mingau. Tempere com sal e noz moscada ralada. Em seguida, acrescente queijo parmesão ralado. Você também pode colocar presunto ou peito de peru cortadinhos, que dá um tchans.
- Junte macarrão e molho. Sim, é pouco molho para a quantidade de macarrão e é de propósito.
- Coloque num refratário, de modo ao macarrão ficar bem grudadinho.
- Ponha na geladeira e esqueça, até o dia seguinte...

No dia seguinte:

- Corte o macarrão e o molho, duros, em cubinhos.
- Empane. É assim: você bate, num prato, quatro ovos. Noutro, encha de farinha de rosca. Passe o cubinho pelos ovos (todos os lados), depois, pela farinha de rosca, e frite.
- Sirva quentinho.

Aqui, como fica antes de cortar.
Os bifinhos, né? São bifes de panela de pressão, uma delícia.

- Bata no liquidificador um dente de alho, uma cebola média, um cubo de caldo de carne e um bom ramo de salsinha.
- Espalhe sobre todos os lados dos bifes de alcatra. Faço um quilo deles.
- Amontoe esses bifes no fundo de uma panela de pressão.
- Acrescente uma lata de cerveja clara e outra de cerveja preta.
- Feche a panela de pressão e, depois de pegar pressão, conte 15 minutos.

Está pronto! Sirva os dois juntos, com parmesão de boa qualidade ralado, e chore. É bem bom!

Comentários

Postar um comentário

Salivou? Ficou curioso? Já comeu?
Deixe seu recado aí...