O jantar de Dia dos Namorados

*Por Paulo Mesquita


Como falei aqui, eu e Natália resolvemos fazer um jantar na noite de sábado para começar a comemorar o dia dos namorados. Com o cardápio escolhido, fomos às compras. Num geral, foi fácil de achar tudo. O mais complicado foram as postas de robalo, que eu achei no Kalamares, e o gergelim preto, que achei no Oba, onde também comprei o abacaxi, a cebolinha fresquinha e cebolas que não achamos no Extra na sexta a noite.



Se liga na mesa



Então, vamos aos pratos (vale lembrar que as quantidades e medidas são para duas pessoas):


Entrada – Aspargos com peito de peru




Ingredientes:
Aspargos frescos
Peito de Peru
Manteiga (usamos margarina vegetal, sem lactose por conta da intolerância da Natália)
Cebolinha
Suco de limão (uma colher de sopa)
Sal
Pimenta do reino

Modo de preparo:
Cozinhe os aspargos em água com sal. Quando subir a fervura, abaixe o fogo e deixe mais uns 5 minutos. Escorra e reserve
Junte a margarina, sal, cebolinha, suco de limão e pimenta do reino e leve ao fogo misturando bem.
Enrole os aspargos no peito de peru (usei duas fatias para dar firmeza, mas no fim achamos que uma só era suficiente) e jogue o molho por cima.

Obs: A receita original sugeria usar presunto cru, mas preferimos testar com o peito de peru já que é mais light e eu tô gordinho demais a Natália tá dando um tempo na carne vermelha.




Prato principal – Robalo com crosta de gergelim acompanhado de arroz branco


Ingredientes:
2 Postas de robalo
¼ de xícara de chá de gergelim branco
¼ de xícara de chá de gergelim preto (a receita que pegamos mandava usar meia xícara de cada um, mas foi muito e sobrou gergelim “usado” que teve que ir para o lixo)
Limão à gosto para temperar o peixe
Sal à gosto para temperar o peixe
Pimenta do reino à gosto para temperar o peixe
Alho à gosto para temperar o peixe

Modo de preparo:
Tempere as postas de peixe com o alho amassado, limão, sal e pimenta. Reserve para pegar o gosto.
Em uma vasilha (ou prato fundo) misture os dois tipos de gergelim.
Depois empane os peixes nessa mistura e leve para a frigideira com um fio de azeite por cerca de 8 minutos cada lado.

Obs: A receita original falava em 3 minutos cada lado. Eu deixei uns 5 e a posta da Natália, que era mais alta não ficou completamente cozida. O centro ficou meio cru. A minha posta também teve pedaços que não estavam bons. Então sugiro mais tempo no fogo. O problema é que o gergelim preto começa a ficar vermelho e o branco preto depois de algum tempo no fogo. E gergelim queimado fica amargo.
A solução? No dia seguinte, ainda tínhamos duas postas temperadas para comermos no almoço. Besuntei-as com margarina, empanei no gergelim e levei ao forno. Uns 20 minutos foram suficientes para o peixe ficar perfeito. Então, #ficaadica. Use o forno!

Sobremesa – Abacaxi ao forno com sorvete


Ingredientes:
½ abacaxi cortado em tiras no sentido do comprimento
1 e ½ colher de sopa de rum
½ colher de sopa de essência de baunilha
4 colheres de sopa de açúcar mascavo
½ colher de sopa de gengibre ralado
Sorbet de abacaxi com hortelã sem lactose (a receita original sugere usar sorvete de creme, mas usamos o sorbet por não ter leite. É da Kibon, delicioso.)
Manteiga
Folhas de hortelã para decorar

Modo de preparo:
Misture o açúcar, o gengibre, a essência de baunilha e o rum. Besunte as fatias de abacaxi com a manteiga e depois pincele o molho por cima. Leve ao forno por uns 15 minutos, lembrando sempre de pincelar a mistura que cai na assadeira sobre o abacaxi. Sirva com o sorvete.

Obs: Achei as quantidades dos ingredientes para o molho meio esquisitas. Porque forma uma calda super grossa e que não sobra pra você ir regando o abacaxi ao longo do tempo em que ele vai ao forno. Quando vi a quantidade de açúcar e o que tinha de líquido para derreter aquilo, nem pestanejei e usei mais um pouco de rum afinal eu sou um belo cachaceiro mesmo para ficar mais equilibrado. Mas de uma próxima vez, vou aumentar um pouco as quantidades.

Considerações finais
O jantar, como um todo, ficou MUITO BOM! Mas eu me decepcionei com o peixe. Ainda bem que salvei a pátria com ele ao forno no dia seguinte. Mas para o jantar em si, daria uma nota 9, só por conta do robalo ter ficado meio cru. Mas valeu a experiência. Foi a primeira vez que fiz um peixe sozinho.

A grande surpresa, em minha opinião, foi a entrada. Eu não estava dando nada por ela e achei uma delícia! A combinação do aspargo com o peito de peru ficou ótima e o molho dá um toque legal, principalmente se você gostar de pimenta e der uma caprichadinha nela.

No almoço do dia seguinte, que era o Dia dos Namorados, o peixe ao forno ficou muito melhor que o peixe na frigideira. E o maior tempo de contato dele com o tempero também ajudou, dando uma encorpada no sabor.

O mesmo aconteceu com o abacaxi que sobrou na noite anterior e dormiu na assadeira com o molho. No almoço ele estava ainda mais gostoso. Mais encorpado. O rum evaporou durante o cozimento, mas o sabor dele associado ao gengibre ficaram marcantes. E ter usado o sorbet de abacaxi com hortelã não prejudicou em nada a combinação.

Para acompanhar o jantar bebemos o espumante Adolfo Lona Brut (método charmat) que foi muito bem, obrigado.



E a Natália, gostou?



Parece que sim

Comentários

Postar um comentário

Salivou? Ficou curioso? Já comeu?
Deixe seu recado aí...