O “+ Chocolate”, ou o Petit Gateau

*Por Paulo Mesquita

Então, no último post eu tinha falado que o jantar era composto de peixe, vinho e chocolate. O peixe e o vinho foram devidamente explicados, mas ficou faltando a parte do chocolate, que é um petit gateau. É que essa parte ficou tão boa e eu fiquei tão orgulhoso de mim em fazê-la que merecia um post especial. E olha, se você nunca fez, pode tentar. Petit Gateau é no Giraffas é a coisa mais fácil de fazer na vida!

E ainda tem um adendo: vocês sabem, eu já falei por aqui, que a Natália tem intolerância à lactose. Então, como ela ia comer petit gateau? Fácil. É só fazer, como eu fiz, um petit gateau sem lactose (abraço pro Morillo).

A manha é substituir a manteiga pelo creme vegetal (que não é qualquer margarina. Tem algumas específicas que não tem lactose. A que eu uso é a Becel) e o chocolate ao leite pelo chocolate meio amargo – que também não pode ser qualquer um. Alguns chocolates meio amargos têm lactose e/ou traços de leite. Dependendo do seu grau de intolerância isso pode causar uma baita caganeira sérios prejuízos. Eu usei o chocolate Hershey’s Special Dark que é 60% cacau. (Aqui em Brasília, para quem gosta, também dá pra encontrar chocolate de ótima qualidade - melhor que o hershey's - sem lactose, todos meio amargos, na Kaebish e na Stans)

Outro detalhe. A receita original que peguei falava em quantidades que davam para 10 porções! Eu cortei as quantidades “pela metade” e só deu pra fazer 3. Então eu não sei se o bolinho original era menor do que o que eu fiz ou se a minha redução pela metade não foi muito precisa. Mas o que interessa é que o petit gateau é no Giraffas ficou delicioso!


Huuummmm....


Então vamos parar com os palavrórios e partir pros fazetórios:

Ingredientes – nas quantidades que EU fiz:
150g de chocolate sem lactose
50g de margarina
2 colheres de sopa de farinha
6 colheres de sopa de açúcar
2 ovos batidos inteiros

Modo de preparo:
Derreta o chocolate no microondas em potência média (pode ser em banho maria também).
Acrescente a margarina derretida.
Bata os ovos junto com o açúcar e misture ao chocolate e à margarina.
Adicione a farinha, peneirando aos poucos, mexendo até obter uma mistura homogênea.
Unte as forminhas com a margarina e polvilhe com farinha.
Pré-aqueça o forno a 180ºC.

Encha as forminhas com a massa, deixando uma pequena borda livre (mesmo sem fermento eles vão crescer um pouquinho, então não encha até o topo da forminha para não derramar e nem ter dificuldade de desenformar depois).

Asse por 7 minutos. Este ponto é fundamental e irá depender do seu forno. O meu, por exemplo, levou uns 12 minutos. Mas é importante ficar de olho a partir do 7º minuto, pois o petit gateau estará pronto quando as bordas estiverem cozidas, mas seu centro ainda estiver líquido.


Entendeu como tem que ficar o miolinho?


Retire do forno, coloque um prato em cima da forminha e vire-a de cabeça para baixo. O petit gateau deverá se soltar da forma depois de alguns segundos. Se ficar difícil, use uma espátula nas bordas para descolá-lo.

Para servir use seu acompanhamento preferido. Eu servi com chantilly (sem lactose), morangos e geleia de morango. Mas fica a dica, o sorvete é o melhor acompanhamento. Ele quebra um pouco do doce do bolinho.

A geleia, inicialmente, era só decorativa, mas minha tentativa de fazer uma modelagem foi por água abaixo quando eu perdi a noção na medida do corte do saquinho plástico. Virou um rombo e saiu geleia demais! Mas nada que tenha estragado a festa.

Agora vai lá e faz pra você!

Comentários

  1. Abraços recebidos, meu intestino agradece a ausência de lactose.
    Farei, certamente.
    E digo mais, pessoal: Kaebish é dos melhores chocolates do mundo. Palavra de quem já viajou até pra Benedito Leite (MA).
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Fiz hoje e ficou ótimo! Obrigada pela receita. :D

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Salivou? Ficou curioso? Já comeu?
Deixe seu recado aí...