O curau do Jansem

*Por Morillo Carvalho

Eu tenho um amigo que tem um curau incrível. Foi com a piadinha infâme sobre a deliciosa iguaria junina que ele trouxe, ano passado, para alegrar a nossa redação naquela oportunidade. Sei que eu enchi tanto o saco do Jansem com essa história que ele me passou a receita.

A praticidade que é fazer esse curau faz com que eu queira que, na minha casa, sempre seja mês de junho pra eu ter pretexto de fazer mais e mais, sempre. Aliás, no nordeste – pelo menos em Campina Grande (PB), onde cobri por dois anos a festa de São João – o prato não é chamado de curau, e sim, de canjica! Isso mesmo, a nossa lá é mungunzá.

Neste fim de semana, fizemos de improviso uma festa junina debaixo do meu bloco, para nos despedirmos com classe da amiga Patrícia Duarte, que depois de quase uma década aqui em Brasília, volta pra São Paulo. Curte como ficou:




Curau de milho

A receita junina? Vá lá:

Uma lata de leite condensado
Uma lata de leite (use a lata do leite moça pra essa medida)
Duas latas de milho em conserva
Duas colheres de sopa de maisena

Escorra a conserva do milho em uma peneira e o lave bem para tirar aquele salzinho esquisito. Depois, bata tudo, inclusive a maisena, no liquidificador. Peneire sobre uma panela e acenda o fogo médio. Vá mexendo com uma colher de pau o resto de sua vida até engrossar – colher de pau, engrossar, esse assunto tá meio estranho em se tratando de um curau... Dica da Palmirinha: quanto mais grosso, melhor. Haha. Bom, quando estiver soltando da panela, como brigadeiro, está pronto.

O fato é que você pode servi-lo quente ou gelado. Eu prefiro gelado. Sobre o curau, salpique canela em pó. Fica, literalmente, a delícia cremosa.

olha ele aí, durante o preparo...

Dica: terminou de fazer o curau na panela, vai demorar pra colocá-lo em potinhos e não quer que fique aquela película mais durinha sobre o curau? Falo daquela película normal, que endurece uma fina camada superior do doce e evita que ele fique todo endurecido. Então. Ainda quente, coloque sobre o curau (não sobre a panela, é em cima do doce mesmo) uma tira de plástico pvc. Tem que cobri-lo todo. Não gruda, quando for retirar (é sério) e evita essa casquinha. Serve também pro molho bechamel.

Comentários