Peixe +Vinho + Chocolate = Jantar feliz

*Por Paulo Mesquita

Depois de tanto viajar à trabalho, já estava sem posts pra colocar no blog com saudade de fazer uma comidinha legal e deixar de comer só bobagem. Então, no último final de semana eu e Natália voltamos às panelas. A receita da vez foi um peixe que era uma das opções para o jantar de dia dos namorados: Tilápia ao molho de limão e hortelã.

Eu achei o prato muito bom. O limão e a hortelã dão um toque “refrescante” ao prato. Acho uma boa pedida para o período seco e quente que estamos começando a enfrentar por aqui. O peixe foi servido com arroz branco com cenoura.

Para beber tomamos um vinho chardonnay sul-africano chamado Fleur du Cap. A real é que eu não entendo porra nenhuma muito de vinhos e não sei classifica-los, apontar as notas de cedro, jasmim, amêndoas e toda aquela frescura enochata outras coisas mais. O que vale pra mim é agradar meu paladar. Esse agradou. O que me irritou nele é que ele não era de rolha, mas sim um screw-cap que foi bem difícil de abrir. Mas depois de aberto desceu super bem.



O vinho tava ótimo. Depois de aberto...



Mas vamos parar de lenga-lenga e partir pra receita (sempre para dois). Se liga:

O peixe:
2 filés de tilápia (eu comprei do congelado mesmo. É tranquilo de fazer)
1 limão
Pimenta do reino à gosto
Sal à gosto

Tire os filés congelados e jogue o limão por cima deles. Enquanto descongela vai pegando o gostinho do limão. Quando ele já estiver mais descongelado tempere com o sal e a pimenta.

O molho:
2 cebolas médias
Hortelã (a quantidade aqui vai variar de acordo com o tamanho dos seus filés de peixe. Pense em uma quantidade que dê para “cobrir” os dois lados do peixe)

Assim, não sei nem se dá mesmo pra chamar isso de molho. Molho, pra mim, é algo molhado, né? Esse não é molhado. Você só precisa mesmo misturar a cebola e a hortelã e jogar por cima do peixe. Bote tudo numa assadeira e leve ao forno.

O tempo do forno também varia de acordo com seu gosto. Se quiser o peixe mais sequinho, deixe mais tempo. Eu prefiro mais suculento, então não precisou de muito mais que uns 15 minutos. Além disso, a hortelão fica meio amargosa se secar demais.



O prato tá grande ou a comida é que foi pouca?



Aí pronto. Nós comemos com o arroz com cenoura, mas você pode comer com arroz branco, com salada, com batatas cozidas... faça uso da sua criatividade e bom apetite!

E a Natália, alguma observação sobre o prato?



É feio falar de boca cheia. Precisa dizer nada não.



“Mas Paulinho, o título do post fala em peixe – ok –, vinho – ok – e chocolate. Você tá acabando o post sem falar do chocolate. Cadê?”

O chocolate terá um post exclusivo. Só dele, porque merece! Aguarde e confie!

Comentários

  1. Uma dica pra deixar qualquer prato com hortelã ainda mais perfumado. Aliás, qualquer prato com ervas aromáticas (manjericão, alecrim, tomilho, etc): massere (ou macere?) a erva nas mãos. Isto é: esfregue a erva entre as mãos. Isso vai liberar os aromas dessas ervas e deixar o prato, além de gostoso, mais cheiroso ainda. Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho uma observação a fazer: quero outro prato desse porque estava muuuuuuuito bom!! Rs

    ResponderExcluir
  3. mascere?
    AuhAuAHuAhauhAuaHuAH
    o certo é "macere", de macerar!

    E eu adoro macerar orégano. Pra mim é o melhor aroma! E eu aprendi isso com a Natália.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Salivou? Ficou curioso? Já comeu?
Deixe seu recado aí...