Torradas Francesas

*Por Paulo Mesquita

A nossa amiga Deniza Gurgel foi quem deu o toque dessa receita. Ela fez e até contou aqui. Eu que não sou bobo fui correndo fazer também. Não me prendi apenas à receita salgada, como fez a Deniza. Em dois dias diferentes, acabei fazendo das duas. Primeiro a salgada, depois a doce.

Ok, mas que diabos são essas torradas francesas? Diz a lenda (também conhecida como Google) que foi uma canadense quem teve a ideia de molhar o pão de forma em ovos e fritar. Isso lá nos antigamentes de 1790. Parece que a véia queria fazer uma refeição fácil, rápida e que desse aquela sustância pro maridão e pra criançada que trabalhavam muito.

E aí, como naquelas antiguidades tudo que era francês era chique, a véia deu o nome de torrada francesa pro prato e assim ficou.

Mas e aí, como faz? É mais fácil que beber água de cabeça pra baixo.

Basicamente, os ingredientes são ovos e pão de forma. O que vai mudar é sua vontade. Quer fazer torradas salgadas? Então adicione sal, pimenta, salsinha, molho inglês, orégano... o que você quiser. Aí é só molhar as fatias de pão na mistura e levar à frigideira. Para a salgada, recomendo um fiozinho de azeite na panela. Depois é só servir com os acompanhamentos que lhe forem ideais, ou que você tiver na geladeira. Eu servi com mostarda dijon, peito de peru e um antepasto de berinjela.




Salgadas


Prefere a doce? Então você junta leite, açúcar, canela e o que mais quiser também. Para a doce, recomendo um pouquinho de manteiga na frigideira. Sugestões de acompanhamentos? Geléias, mel e frutas.

Harmoniza com café, cappuccino e (segundo o Morillo) coca-cola.




Doces




Quer uma listinha com os ingredientes?



Torradas Francesas Salgadas
8 fatias de pão de forma
3 ovos
Sal a gosto
Temperos a gosto
Fio de azeite para fritar

Torradas Francesas Doces
8 fatias de pão de forma
3 ovos
Açúcar a gosto
Temperos a gosto
1 colher de sobremesa de manteiga para fritar


Comentários

  1. Jamais havia ouvido falar que o nome era torrada francesa, mas fazia isso em Minas Gerais, na adolescência, com fatias de pão francês (!). Aprendi com um amigo, na casa dele, e o nome era "omelete de pão". A lógica aqui é a da rabanada. A doce, com canela, deve ficar bem parecida!

    Fiquei com vontade de comer torradas francesas agora!

    ResponderExcluir
  2. Gente, como vão?
    Eu amo esse blog. Acho muito legal as receitas, as dicas e as matérias. Gosto muito da forma descontraída que vcs escrevem. Por várias vezes me pego rindo sozinha em frente ao computador ou salivando com água na boca. Com certeza eu vou fazer essa torrada francesa para a minha familia.
    beijos.

    ResponderExcluir
  3. Lana, que felicidade ler seu comentário! Paulinho, a Lana é minha colega (e futura sua colega) de EBC, e mora em Tabatinga-AM! Que bom saber que gosta e está sempre lendo por aí!!! E ó: tendo receitinha amazônida, manda pra gente fazer, que a gente publica, viu?

    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  4. Oi Lana,
    que bom que você gosta. Quando fizer nossas receitas, fotografe e mande fotos pra gente ver!

    Abraços,
    Paulinho

    ResponderExcluir
  5. O Morillo e a Coca Cola que vai com tudo né Morillo? Poxa, vou ter que preparar essas doces. Mas isso tem muita caloria minha gente! Vocês não teriam uma receitinha doce porém sem muitas calorias? Bju! Como sempre AMEI! ^^

    ResponderExcluir
  6. Danúbia, acho que uma boa receitinha doce sem muitas calorias é a sobremesa do jantar de Dia dos Namorados que o Paulinho preparou. É um abacaxi assado com sorvete. Que tal?
    Olha lá a receita: http://vimviecomi.blogspot.com/2011/06/o-jantar-de-dia-dos-namorados.html

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Salivou? Ficou curioso? Já comeu?
Deixe seu recado aí...